O Levantamento Permite O Pronto Acompanhamento Dos Casos Pelas Promotorias De Justiça, Em Todo O Estado, De Modo A Assegurar A Correta Apuração Das Mortes E Contribuir Para Diminuir A Letalidade Das Abordagens E Confrontos Policiais.

O controle de mortes em confrontos pelo Gaeco está sendo feito desde 2015. O levantamento permite o pronto acompanhamento dos casos pelas Promotorias de Justiça, em todo o Estado, de modo a assegurar a correta apuração das mortes e contribuir para diminuir a letalidade das abordagens e confrontos policiais. Considerando os 275 óbitos do ano, 263 foram em situações que envolveram policiais militares, seis com policiais civis e seis com guardas municipais. Do total de mortes, 229 ocorreram em "situação normal de serviço" e 46 em situação de folga dos policiais ou guardas municipais.

Agricultura familiar recebe apoio da Conab A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está investindo R$ 2,1 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea, em novos contratos com 11 cooperativas e associações de pequenos produtores do Paraná. A ação prevê o fornecimento de mais de 920 toneladas de verduras, frutas e hortaliças que serão doadas a entidades socioassistenciais no estado. Ao todo, 421 famílias de agricultores localizados nos municípios de Francisco Beltrão, Rebouças, Tibagi, Prudentópolis, Palmital, São José dos Pinhais, Corumbataí do Sul, Honório Serpa, Renascença e Ortigueira terão a garantia de compra da sua produção, por meio do PAA, ao longo de 2018. Os alimentos produzidos beneficiarão diretamente mais de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Banco de Alimentos, Sesc, escolas da rede municipal e vinculadas à Associação Nossa Senhora de Lourdes Lar de Nazaré. No ano passado, foram firmados mais oito contratos com cooperativas e associações, também na modalidade de Compra com Doação Simultânea. Somados, os 19 contratos representam um investimento de R$ 3,4 milhões na compra de 1,4 mil toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar paranaense, contemplando mais de 250 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional na região. Operacionalizado pela Conab com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa tem como objetivo apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da agricultura familiar no Brasil, incluindo povos e comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que destina os alimentos às instituições.

são josé dos pinhais